Vamos falar de sertanejos?

Vamos falar de sertanejos? 

Não este estilo de música que faz um sucesso, mas daqueles que vem do sertão nordestino. Esta área de sertão é caracterizada pela seca intensa e por ser uma das áreas com maiores dificuldades econômicas da região.
Aposto que você já ouviu a música "Asa Branca": ⠀

🎵 
"Quando olhei a terra ardendo
Qual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação"
🎵 

Este é um hino da luta e resistência do povo nordestino perante as secas severas do sertão, escrita pelo cantor pernambucano Luiz Gonzaga em 1947.
Vocês já podem imaginar que a base da culinária sertaneja é a necessidade de conservar alimentos, certo? Além de pensar em ingredientes que suportem crescer com todo este calor e seca, né?
O maxixe é um deles, basta um pouquinho de água e cresce até espontaneamente em terra semi-árida. A sua aparência pode gerar um pouquinho de estranheza, mas é supernutritivo. É antioxidante, rico em cálcio, evita anemia, ajuda no processo de cicatrização, possui vitaminas do completo B e poucas calorias. Assim fica bonitinho, não?

Com este ingrediente, sai um prato nordestino típico: a Maxixada. Tradicionalmente, leva pimenta de cheiro (também conhecida como pimenta de bode), leite de coco, coentro e obviamente, o maxixe.

Fonte: Matos de Comer
Fonte: Samuca

--
📷 Maxixe @matosdecomer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É batata!

Cacau e Ilhéus

Tomate que é mato