É batata!

"Vá plantar batatas!" 🥔
Opa, também não precisa ser rude. Você sabe de onde surgiu esta expressão? Ela tem origem portuguesa que, no auge das grandes navegações no séc. XV, adquiriu este aspecto porque a agricultura era considerada uma atividade desqualificada e simples.

Bom era navegar, explorar, pescar. Nesta mesma época, a produção do bacalhau em Portugal também ganhava força.
Quando algo é simples e certeiro, usamos a outra expressão "é batata!", fazendo menção a facilidade do seu cultivo em diversos climas. E este foi um grande fator que fez com que a batata salvasse a Europa da fome, em diversas épocas de guerras e invernos rigorosos. Virou alimento símbolo de lugares como a Inglaterra e Irlanda.
Apesar de hoje conhecermos a batata inglesa, este tubérculo tem origem americana, levada daqui para a Europa pelos colonizadores espanhóis. A espécie escolhida era mais resistente, Solanum tuberosum, originário do Peru ou da Colômbia.


--
Referências

MCGEE, Harold. Comida & Cozinha: Ciência e Cultura da Culinária. 1ª Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

Albuquerque, Carlos. ONU lembra importância da batata no combate à fome. DW, 05/02/08. 
Disponível em: https://p.dw.com/p/D2q8

Cardillo, Adriana. Vá plantar batatas! Aventuras na História. São Paulo: Maio, edição 206, 2020. 

Ilustrada. A batata, o bacalhau e suas histórias. Folha de São Paulo, 13/07/06. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1307200631.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cacau e Ilhéus

Tomate que é mato