Patrimônio Imaterial

Que tal um pouco de turismo e história sem sair de casa? 🤓
Primeiro, precisamos falar desta belezinha de sanduíche que é um clássico. Nosso queridinho Bauru que tradicionalmente, leva queijo derretido, rosbife, tomate e picles.

Fonte: Carolina Raquel da Costa

Sabe sua origem?
Sim, na cidade de São Paulo em 1937 (e não na cidade de Bauru! rs). Conta a história que Casemiro Pinto Neto, então estudante na capital, nascido na cidade de Bauru, costumava pedir com frequência este tipo de sanduíche no restaurante Ponto Chic do Largo do Paissandu.

Fonte: Ponto Chic
O sanduíche Bauru é tão importante para São Paulo que em dezembro de 2018, foi declarado patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, pela Lei n° 16.914/2018 - receita oficial!
O restaurante Ponto Chic (@pontochicsp) está no mesmo endereço no Largo do Paissandu, nº 27, desde 1922 (a história do empreendimento é um outro post a parte). É um ótimo ponto de parada quando turistar pelo Centro Histórico de São Paulo.
Por falar em turismo, e Largo do Paissandu? O endereço recebeu este nome para lembrar uma das batalhas da famosa Guerra do Paraguai. Ali também se encontra a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, criada como ponto de encontro de escravos, que eram proibidos de frequentar as igrejas dos brancos (história que vale a pena ser vista!).

Largo do Paissandu em 1935. Fonte: São Paulo in Foco.



--
Referências
Restaurante Ponto Chic. História. 

O Lugar Que Homenageia Uma Batalha – O Largo do Paissandu. São Paulo in Foco, 23/02/15. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É batata!

Cacau e Ilhéus

Tomate que é mato