Patrimônio Imaterial
Que tal um pouco de turismo e história sem sair de casa? 🤓
⠀
Primeiro, precisamos falar desta belezinha de sanduíche que é um clássico. Nosso queridinho Bauru que tradicionalmente, leva queijo derretido, rosbife, tomate e picles.
![]() |
Fonte: Carolina Raquel da Costa |
Sabe sua origem?
Sim, na cidade de São Paulo em 1937 (e não na cidade de Bauru! rs). Conta a história que Casemiro Pinto Neto, então estudante na capital, nascido na cidade de Bauru, costumava pedir com frequência este tipo de sanduíche no restaurante Ponto Chic do Largo do Paissandu.
![]() |
Fonte: Ponto Chic |
⠀
O sanduíche Bauru é tão importante para São Paulo que em dezembro de 2018, foi declarado patrimônio imaterial do Estado de São Paulo, pela Lei n° 16.914/2018 - receita oficial!
⠀
O restaurante Ponto Chic (@pontochicsp) está no mesmo endereço no Largo do Paissandu, nº 27, desde 1922 (a história do empreendimento é um outro post a parte). É um ótimo ponto de parada quando turistar pelo Centro Histórico de São Paulo.
⠀
Por falar em turismo, e Largo do Paissandu? O endereço recebeu este nome para lembrar uma das batalhas da famosa Guerra do Paraguai. Ali também se encontra a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, criada como ponto de encontro de escravos, que eram proibidos de frequentar as igrejas dos brancos (história que vale a pena ser vista!).
![]() |
Largo do Paissandu em 1935. Fonte: São Paulo in Foco. |
--
Referências
Restaurante Ponto Chic. História.
Disponível em: https://www.pontochic.com.br/
O Lugar Que Homenageia Uma Batalha – O Largo do Paissandu. São Paulo in Foco, 23/02/15.
Disponível em: www.saopauloinfoco.com.br/largo-do-paissandu/
Comentários
Postar um comentário